Observo que muitas pessoas não sabem que existe mais de um caminho para a resolução de um problema, pois sequer tem conhecimento dos Meios Alternativos de Solução de Conflitos (MASC).
Destaca-se que há formas de autocomposição (Negociação, Conciliação e Mediação) e heterocomposição (Arbitragem e a via Judicial).
Antigamente as pessoas optavam pela via judicial, mas considerando os custos e a demora na solução de um processo que pode perdurar por anos, a mentalidade vem mudando, o que foi incentivado também pelo art. 319 do Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015), pois na petição inicial, o autor deverá optar pela audiência de conciliação ou de mediação.
Geralmente a autocomposição é mais célere e barata, além de possibilitar através de um procedimento sigiloso e confidencial que um terceiro imparcial (conciliador e/ou mediador) seja o facilitador do diálogo entre os envolvidos no problema.
Importante utilizar-se de ferramentas como a escuta ativa, o caucus, a recontextualização, o resumo, o teste de realidade, além de identificar o problema, buscar uma conotação positiva, focar no conflito e não na pessoa, utilizar critérios objetivos, concentrar nos interesses, buscando ganhos múltiplos.
Com o empoderamento dado as partes para que juntas possam definir os termos da composição com a melhor solução para que se aplique a vida delas possibilita-se também uma maior efetividade e cumprimento ao acordo que firmaram, pois há ganhos para todos os envolvidos.
Imagine deixar que um terceiro que sequer tem conhecimento de sua vida e das necessidades que norteiam o conflito venha a decidir o seu problema? Por analogia, seria o mesmo que deixar alguém escolher a sua roupa hoje! Pense nisso, pois ao tomar conhecimento da solução de problemas através do MASC é possível participar efetiva e ativamente da solução do conflito que existe em sua vida, com a aplicação das ferramentas corretas e a participação de um terceiro apenas como facilitador do diálogo e da comunicação!
Interessadas pelo tema. Indico dois livros para leitura “Como chegar ao sim” (Autores: Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton) e “Como chegar ao sim com você mesmo”(Autor:Wlliam L. Ury)