Uma das sete maravilhas do mundo, possui uma sofisticação arquitetônica incrível, considerando que foi construída séculos atrás por um povo completamente diferente, em níveis de desenvolvimento, do nosso.
A cidade perdida dos incas possui templos, palácios, plataformas e canais de água, que se misturam perfeitamente com a beleza da paisagem natural.
Rede de caminhos
Também interligado pela famosa rede de caminhos Incas, que integravam todo o império até sua capital, Cusco. Possuíam um interessante sistema de informação, com mensageiros que corriam até certos postos, onde passavam a mensagem para outro mensageiro, que por sua vez corria para o próximo posto até chegar ao destino final.
Canais de água
Recentemente foi levantado um estudo que comprovava que antigos aquedutos incas, feitos a mais de 1500 anos atrás, poderiam solucionar crise hídrica da capital peruana, Lima.Se consiste em desviar a água do alto das montanhas no período de cheia para regiões mais baixas, onde correm riachos, evitando assim as secas.
Templos
Existem uma série de templos em machu picchu, que sugerem uma fundamentação religiosa do lugar. Os mais famosos são o templo do Condor, o templo do sol, o templo das três janelas e o intihuatana.
O primeiro tem este nome pois possui uma pedra no chão em formato de condor, também possui a entrada para os calabouços, onde os incas mantinham seus prisioneiros encarcerados com animais selvagens, a modo de tortura.
O segundo só era acessível a sacerdotes e ao imperador, tem este nome pois era destinado a fazer rituais ao deus “sol”. Já o terceiro possui apenas três paredes, o que explica seu nome, em formato retangular e com o teto apoiado por somente uma única coluna. Enquanto o ultimo possuía fins religiosos e tinha apenas quatro lados, cada um representando um ponto cardeal, seu nome significa “onde o deus está alado” e pensava-se que a estrutura amarrava o deus “sol”, para que este não fosse embora.
Palácios
Existe uma teoria que diz que machu picchu era na verdade um dos locais para onde mandavam princesas virgens, descendentes diretas do sangue real. Para sustentar este pensamento, se apoiam na existência do Palácio da Princesa.
Altamente refinado, possui alvenaria de ponta e pedras maciças com qualidade admirável. Funciona de forma complementar ao templo do sol, ficando adjacente ao mesmo.
Possui também dois andares e é acessado a partir de uma pequena janela do primeiro andar.
Função
Não se sabe ao certo a função que exercia machu picchu para a sociedade inca. Mas existem uma série de suposições. A mais aceita, atualmente, é que funcionava como uma unidade administrativa, além de servir de refúgio para o rei em caso de ataque.
Sofisticação arquitetônica
Os muros e paredes eram feitos de pedra unida com argamassa de barro e outras substancias. Também podiam ser feitos de pedra cuidadosamente lavrada, sendo estas blocos de granito, sem brilho e perfeitamente talhados já forma de prismas retangulares.
Estes podiam ter sua face exterior perfeitamente lisas ou com protuberâncias, também eram ligadas com uma fina camada de argamassa, quase imperceptível. Houveram tetos cônicos que possuíam até 63° de inclinação, tornando muitas vezes o edifício duas vezes maior.
As portas e janelas geralmente eram formatos trapezoides, sendo maiores embaixo.
Já com relação a morfologia, quase todos os edifícios possuíam planta regular, eram frequentes as estruturas como o templo das três janelas e muitas vezes havia disposição de quatro construções regulares que davam acesso a um único pátio, no centro delas, unido por eixo de simetria transversal.